quarta-feira, 5 de abril de 2017

98.Candaal Hopi, velas artesanais de ouvido 100% cera de Abelhas.

                       (Série de textos-mensagens sobre ervas medicinais e óleos essenciais)
 6.Patchouli, 
Patchuli ou oriza, como é seu nome no Brasil. Seu nome botânico é Pogostemon cablin e é da família do hortelã ou lamiaceae. Suas hastes atingem cerca de 80cm de altura cujas suas pequenas flores perfumadas são de cor rosa-branca e abrem só à noite. É nativa das regiões tropicais da Ásia e intensamente cultivada na Indonésia, na China, na Índia, no Camboja, em Myanmar, na Malásia, Maurícia, Madagascar e Taiwan. O cultivo do Patchouli é incluído na Índia, China, Japão e Malásia, como medicamento medicinal no tratamento de problemas fúngicos e de pele, doenças do estômago e antisséptico.
É uma erva perene com folhas peludas, verdes e ovais, e seu clima é quente e úmido com exposição solar.
O óleo essencial do Patchouli tem sido utilizado como antidepressivo, antiinflamatório, antiemético, antisséptico, antimicrobiano, adstringente, descongestionante, desodorante, diurético, fungicida, sedativo e profilático. É óleo pungente para curar a acne, pé de atleta, pele rachadas, caspa, dermatite, eczema infecções fúngicas, cuidados com os cabelos, impetigo, repelente a insetos, couro cabelo oleoso e curar feridas abertas.
Na Medicina Ayurvédica é um conhecido antídoto contra o veneno de cobras e  picadas de insetos.
O Patchouli  energeticamente é uma planta solar, que é antidepressiva, estimulante do sistema nervoso e aumenta a concentração; relaxa, traz serenidade, acalma e afasta a ansiedade. Abre os caminhos, trazendo  boa sorte, prosperidade, alegria, auto-estima, amor próprio, clarividência, sagacidade, percepção aguçada, paixão pela vida, entusiasmo, força e objetividade, para enfrentar os momentos difíceis. É potencializadora da vitalidade, auxiliando em casos de impotência e frigidez.

Nas garrafadas de uso tópico, não ingestivo, é usado juntamente com a menta, a cânfora, o gengibre, a agoniada, a arnica Montana e do Cerrado, etc., etc.,  para alívio imediato das dores de cabeça, bronquite asmática, sinusite, gripe, nariz entupido, ferimentos, etc., etc.
Thunna Burnama (Thunkásila Hehaka Phá)