segunda-feira, 28 de setembro de 2020

208. Os Caminhos do Xamanismo Ancestral: Sábio e Curador, Visionário e do Guerreiro Interior.

 Os Caminhos do Sábio e do Curador (parte 1 de 2 partes)

1.O Caminho do Sábio, é o da Direção Norte, dos nascidos de 22 de dezembro à 20 de março. Sendo a primeira lua de 22 de dezembro a 19 de janeiro,; a segunda, de 20 de janeiro à 18 de fevereiro e a terceira, de 19 de fevereiro à 20 de março. A primeira Lua pertence ao clã da Tartaruga, a segunda ao da Borboleta e a terceira à do Sapo. O Caminho do Sábio deve ser visto pela capacidade de compartilhamento, conhecimentos e sabedoria do Alto. A Direção Norte é regida pelo Elefante Branco associado ao caminho do Mestre onde reside toda a sabedoria dos nossos ancestrais. Esta Direção nos ensina a abundância de espírito e nos mostra a necessidade de praticarmos sempre a ação correta. Para alcançar a abundância do espírito, precisamos estar atentos à revelação do conhecimento divino, que nos remeterá às experiências do equilíbrio, da alta intuição e da cordialidade. Nessa Direção, o Xamã aprende a dar valor às palavras sabendo do momento correto de pronunciá-las com franqueza e exatidão,  pois agora ele já sabe do seu   verdadeiro poder. Compreende então o Xamã que reverenciar este conhecimento adquirido, é adentrar na alquimia interna  inerente a cada um do ser. Nesta Direção o elemento vivenciado é o Ar, que movimenta o corpo mental de todo homem e que protege os Animais Alados.O Chocalho/Maracá é o instrumento, sendo, pois o mais antigo instrumento ancestral utilizado pelos curadores para ampliação da consciência e utilizado como instrumento de limpeza e purificação espiritual.A cor trabalhada nesta Direção é a Branca e com chuvas e frio quando o inverno se apronta. Esta Direção está relacionada com o inverno, quando então a Mãe-Terra se purifica e restaura as suas energias para a beleza da Primavera.Aliado a Direção Norte, os ensinamento do Elefante Branco  nos ensina a trilhar o caminho das mudanças, dos fins e recomeços.A Sálvia é a sagrada Erva utilizada nesta Direção e possui o poder de trazer a verdade, força interior, cura, honestidade, lealdade e purificação do corpo físico, limpando e harmonizando-o energeticamente.O aprendizado adquirido aqui é o de OUVIR, pois que é ouvindo que nos conectamos com a sabedoria dos Ancestrais.Aprendemos nesta Direção Norte, estarmos abertos aos resultados e não nos prendermos a eles.Os atributos desta Direção Norte:

Divindade: Vayu ( Deus do Vento)

Escritura: Sama Veda

Elemento: Ar

Recurso humano: Poder

Tipo de meditação: em pé

Bálsamo de cura: a dança

Erva: a Sálvia

Instrumento: Maracá

Mineral: Ametista

Estação: Inverno

 2. O Caminho do Curador é o da Direção Sul, dos nascidos de 21 de junho à 22 de setembro, sendo a primeira lua de 21 de junho à 22 de julho; a segunda de  23 de julho à 22 de agosto e a terceira de 23 de agosto à 22 de setembro. A primeira lua pertence ao Clã  do Sapo; a segunda ao Clã do Pássaro Trovão e a terceira ao Clã da Tartaruga. O Caminho do Curador deve ser visto pelas atitudes em manter e conservar a saúde e o meio ambiente.A Direção Sul é regida pela Serpente, associada ao Caminho do Curador.

O Sul do Xamanismo Ancestral, é a Direção regida pela Serpente. O trabalho a ser desenvolvido nesta Direção é livrar-se do passado. Livrando-se do passado do mesmo modo que a serpente livrou-se de sua pele. Para o xamã este é um ato de poder. Livramo-nos não só da dor, mas também da alegria que tivemos do passado. Ao nos livrarmos do passado, reconheceremos e perdoaremos aqueles que nos prejudicaram e a quem nós prejudicamos.  No Xamanismo Ancestral procuramos nos livrar de tudo que nos assombra do nosso passado, encarando-o mano-a-mano. Estes fantasmas não são necessariamente as pessoas que morreram. Eles podem ser as pessoas que estão vivas e que estão na nossa psique, e que continuam assombrando nosso presente. Os rituais, vivências, jornadas, meditações e experiências adquiridas nesta Direção, proporcionarão o desenvolvimento da fé necessária para trazermos a alegria e a brincadeira para o nosso dia a dia. Tais experiências adquiridas, despertarão, literalmente, nossa criança interior, e nos ensinarão a superar todos os obstáculos, ingenuidade e insegurança. Nesta Direção aprendemos a reverenciar o Sagrado, de uma maneira suave, sem desrespeito, temor, desconfiança, mas sim, com gratidão e amor. A força desta Direção nos proporciona conectar-se com a energia da criança, que com pureza e beleza nos permite enxergar o mundo de forma mais simples e encantadora.Nesta Direção estão presentes ainda as energias de fé, purificação, entrega, serviço, humildade, troca, intercâmbio, mudança, proteção, auto-confiança, veracidade e renascimento.Quando crescemos e chegamos na fase adulta, muitos acabam matando sua criança interior, esquecendo de alimentá-la, e o que não alimentamos, definha, morre. E quando essa criança interior morre, nasce em paralelo as energias negativas, como o sofrimento, medo, inveja, temor, ressentimento, raiva, ódio, quebrando assim, nossa conexão com o Todo, com a Fonte Criadora. Todas essas energias negativas impedem que avancemos na vida, eliminam nossa imaginação, criatividade, pureza de caráter e simplicidade, desviando nossa atenção para objetos sem valor concreto, inanimados, supérfluos e desejos mortos, e não para a verdadeira razão e alegria de viver. 

Atributos da Direção Sul: 

O ensinamento da Direção Sul é prestarmos atenção ao que tem coração e significado. Prestar atenção abre-nos para os recursos humanos do amor, gratidão, respeito e valorização. 
Divindade: Varuna (Deus do Oceano)
Escritura: Atharva Veda
Elemento: Água
Cor: Vermelha
Simbolismo: Emoções e afeto
Recurso humano: Amor para todas as criaturas vivas e inanimadas
Tipo de meditação: Posição deitada
Estilo de vida: Correta comunicação
Caminho quádruplo: Estar atento
Bálsamo de cura: Contar histórias
Erva: Alfazema
Instrumento: Tambor
Pedra/Mineral: Esmeralda
Estação: Verão
Prof.Thunna B.Kumara, Xamã