sábado, 18 de março de 2017

94.Candaal Hopi, velas artesanais de ouvido 100% cera de Abelhas.

                   (Série de textos-mensagens sobre ervas medicinais e óleos essenciais)
 2.Menta
Em Inglês Mint e em Lakota Čheyála. Seu nome botânico é Mentha piperita (hortelã pimenta). A família  Lamiaceae, da Menta, tem mais de 3.000 espécies,  incluindo o Poejo.
A origem da Menta é indígena e foi introduzida em todos os países em volta do mundo. Energeticamente, dissolve os padrões mentais que bloqueiam o entusiasmo e a alegria da Alma. Faz uma limpeza nos corpos mental e emocional, deixando a menta clara, alerta e revitalizada. Equilibra o Chacra da Coroa e do Plexo Solar.
Tem forte aroma e pode crescer até 30cm de altura e produzir folhas serrilhadas.Várias espécies crescem naturalmente em todo o mundo.
Os Astecas usavam-na  medicinalmente da mesma forma que é usada nos dias atuais. Nos Estados Unidos ela é usada como desodorante medicinal, para aromatização da casa e nas bebidas. Conjuntamente com a Sálvia ela é usada como expectorante e cura da tosse. É amplamente usada pelos Lakotas como chá e para tratar as dores de cabeça e descongestionante pulmonar.
O óleo essencial fabricado na Inglaterra, era vendido pelos caçadores e comerciantes às tribos abaixo citadas deste 1760, cujos descendentes usam-na como poderoso remédio e aromatizante natural: A Tribo dos Ottawas, dos Arikaras, dos Potawatamis, dos Kickapoos, dos Omahas, dos Chippewas e Pascagoulas. Os índios Arikaras, no Kansa, Estados Unidos, tinham por costume enterrar seus jovens com um pequeno frasco de óleo de Menta porque acreditavam que a pessoa a utilizaria no além-túmulo.
A Menta é antibacteriana, antiviral, antifúngica, antiparasitária, antiespasmódica, antináusea, analgésica, antisséptica, tônico digestivo, carminativa, alivia espasmos musculares, relaxa os vasos sanguíneos periféricos, estimula a secreção biliar e é anestésico tópico.

                                                                                     Continua...
Thunna Burnama (Thunkásila Heháka Phá)