terça-feira, 19 de março de 2019

133.Roda da Medicina ou da Cura, de Sun Bear(Čhaŋgléška Wakȟáŋ). Parte 3 – Sua Posição na Roda=Legenda dos dizeres dos Seres.


As 7 pedras que circundam a pedra 1, da Criação, e que formam o centro do Círculo, representam o alicerce da Vida. Elas dão ensinamentos sobre o alicerce da Vida. São elas, a 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8

*A pedra 2= a Divina-Mãe-Terra – Representa novos começos e representa o Amor Incondicional.Nos presta ensinamento de como respeitar o sagrado-feminino.É a colheita, crescimento, entusiasmo, cura e estabilidade.Aconselha-se trabalhar a ansiedade, a culpa, o nervosismo, a insegurança e a instabilidade.

*A pedra 3= o Pai-Sol – Representa a sabedoria, a clareza e a evolução.Ensina a estabelecer limites e a ser mais otimista. É associado ao poder masculino.É a compreensão, clareza, sabedoria, cura d’Alma, pureza e energia. Aconselha-se trabalhar a dúvida, a mentira, a confusão.

*A pedra 4= a Avó-Lua – Representa a intuição que conduz nossas visões e sonhos.Tem forte ação sobre o nosso mental despertando as habilidades psíquicas.Presta ensinamento sobre a sensualidade, a sexualidade e as emoções.Nos alerta sobre os poderes ocultos.Aconselha-se trabalhar a fraqueza, a ilusão, o negativismo e a dualidade.

*A pedra 5= o Clã da Tartaruga – Representa a conexão com a natureza e nossos ancestrais. Nos presta ensinamentos de como ser mais perseverante, paciente e ter mais discernimento. É o crescimento, a estabilidade, a energia e força. Aconselha-se a trabalhar a pressa, o desrespeito, a impaciência e o desequilíbrio.

*A pedra 6= Clã da Rã/Sapo – Representa a transformação. Dissipa as mágoas, os ressentimentos, os bloqueios emocionais e as culpas. Tem estreita conexão com a Lua e desenvolve a intuição. É limpeza, equilíbrio, purificação, contentamento, cura e sutileza. Aconselha-se trabalhar os bloqueios emocionais e a ociosidade.

*A pedra 7= o Clã do Pássaro-Trovão – Representa o carisma, a força, transmutação e coragem.Deve-se ser mais sensível. É a vitalidade, a inovação, a coragem e a transmutação. Aconselha-se trabalhar a fraqueza, a depressão e a desmotivação.

*A pedra 8= o Clã da Borboleta –  Representa a quebra definitiva com o passado. É o renascimento, a transformação, a fé, a ternura, o amor, a cura espiritual e a criança interior. Aconselha-se trabalhar o isolamento, o medo, a limitação e a preocupação.

As 4 pedras âncoras, externas na Roda, saúdam os Espíritos Guardiões. São elas, a 9 ao Norte, a 10 ao Leste, a 11 ao Sul e a 12 ao Oeste.

*A pedra 9 – Norte -  Representa o Espírito Guardião Waboose. É a direção do Caminho do Mestre – Representa a gratidão e a sabedoria que vem do Alto.É o momento de compartilhar todos os nossos conhecimentos obtidos. Esta direção norte, revela o aprendizado da lição que nos auxilia pelo resto de nossas vidas. É importante que se mantenha em desapego, pois um novo nível de sabedoria está sendo revelado neste marco do Caminho. É a sabedoria, o conhecimento, a gratidão e o ensinamento.Aconselha-se trabalhar o egoismo, a ingratidão, a irreflexão e a imaturidade.

*A pedra 10 –Leste -  Representa o Espírito Guardião Wabun.É a direção do Caminho do visionário – Representa a visão, a iluminação, a verdade e a clareza. É a superação dos pensamentos negativos marcando um momento e que as coisas começam a fazer mais sentido, curando feridas do passado. É a Águia mostrando das alturas, novas e amplas visões.É a visão de grande e longo alcance, a iluminação, os esclarecimentos e a verdade. Aconselha-se trabalhar a mentira, a ignorância, a falta de visão, de criatividade e a limitação.

*A pedra 11 – Sul - Representa o Espírito Guardião Shawnodese. É a direção  do Caminho da Cura – Representa a criança interior, o lugar onde a vida começa, a inocência. É o resgate da criança-interior, o lado infantil para o bem-estar geral.É o lazer, a cura emocional, o bom humor e a despreocupação no todo. Aconselha-se trabalhar a preocupação exagerada, o mau humor e o nervosismo.

*A pedra 12 – Oeste - Representa o Espírito Guardião Mudjekeewis. É a direção do Caminho do Guerreiro – Representa  nossos objetivos e metas de vida.É importante a introspecção e observação para poder entender claramente que o nosso futuro pode ser seriamente afetado pelas nossas escolhas. É a intuição, a autoconfiança e a introspecção. Aconselha-se trabalhar a dúvida, o medo, as limitações e o desânimo.

As 12 pedras externas da Roda, representam as 12 luas do Hemisfério Norte. São elas as pedras 13, 14 e 15;  16, 17 e 18; 19, 20 e 21; 22, 23 e 24.

*A pedra 13 – Norte - Ganso da Neve – Lua da Renovação da Terra. O Espírito Guardião é o Waboose.Representa sabedoria e prudência. De 22 de Dezembro à 19 de Janeiro.É a lua que traz todos os filhos da Divina-Mãe-Terra para a renovação. Pode-se  viajar na Roda procurando conectar-se com a pedra desta lua, se renovando de tal modo que você possa equilibrar toda a energia que você juntou.Aqui pode-se achar a pureza de espírito que se permitirá dar passos largos no caminho da evolução espiritual.As pessoas desta lua têm mentes que podem’voar’ e cobrir enormes distâncias.São pessoas que gostam de ter pessoas ao seu redor, mas são muitos reservadas e cautelosas com suas amizades.Quando crianças, os nascidos nesta lua são introvertidos, pelo menos no primeiro período das suas vidas.Mas quando crescem querem ser o centro das atenções.Tendem a ser ciumentos, céticos, egoístas e manipuladores.São teimosos e receiam mudanças em suas vidas.Aconselha-se trabalhar a dúvida, a indecisão, a instabilidade, a falta de limites e a irresponsabilidade. Mineral: Quartzo

*A pedra 14 – Norte - Lontra – Lua do Repouso e da Purificação – O Espírito Guardião é Waboose. Representa habilidade física, suavidade e gentileza. De 20 de Janeiro à 18 de Fevereiro.É a lua que traz esperança para a Divina-Mãe-Terra e seus filhos. As pessoas deste totem são visionárias e humanitárias e gostam de ajudar a seus irmãos humanos.São amorosas, gentis e moderadas mas tem a capacidade de tratar com severidade as pessoas que precisam de ajudas  para voltar ao caminho do bem. São destemidas e cheias de coragem e não tem medo algum de encontrar-se  numa posição contrária com seus amigos ou colegas de trabalho. Tem forte natureza intuitiva e as buscam para tomar as decisões do dia à dia na vida.Aconselha-se trabalhar o mau humor, o nervosismo, o stress, a severidade, a irritabilidade e a tensão. Mineral: Prata

*A pedra 15 – Norte - Puma – Lua dos Grandes Ventos – O Espírito Guardião é Waboose. Representa a sensitividade e a mediunidade. De 19 de Fevereiro à 20 de Março.É a lua dos grandes ventos que é muito misteriosa.Esta lua intensifica o lado misterioso e inquieto dos nascido sob ela e aumenta a habilidade deles para lidar com as suas energias.As pessoas deste totem gostam de manter no alto de seus territórios buscando a elevação mental e espiritual.São pessoas sensíveis que gostam de ter seu próprio lugar  para se retirar para contemplação.Não revelam seus sentimentos à qualquer pessoa se não tiverem bastante confiança. Por causa deste silêncio, tendem a se isolar para sentirem protegidas.Aconselha-se trabalhar as emoções reprimidas, a falta de sensibilidade e a hesitação. Mineral: Turqueza

*A pedra 16 – Leste - Gavião Vermelho – Lua das Árvores em Botão –O Espírito Guardião é Wabun. Representa a energia, a ousadia, o otimismo nos ensinando a termos mais paciência com outrem. De 21 de Março à 19 de Abril. É a Lua do Equinócio da Primavera do hemisfério norte. Esta Lua governa o crescimento das crianças da Divina-Mãe-Terra, trazendo uma explosão de energia àqueles que nascem durante o seu brilho.As pessoas nascidas sob esta Lua tem grande espiritualidade e muitas vezes são advinhas. São pessoas que sempre buscam o trabalho e adoram criar as coisas, projetos, etc.São destemidas e não têm grande paciência com os outros, mas são líderes.Aconselha-se trabalhar  a hesitação, o pessimismo, a preguiça e a fraqueza. Mineral: Opala de fogo

*A pedra 17 – Leste - Castor – Lua da Volta dos Sapos – O Espírito Guardião é Wabun. Representa a perseverança e o equilíbrio. O Castor é o Construtor. De 20 de Abril à 20 de Maio. É a Lua que as coisas da Terra começam a crescer e mexer-se.As pessoas deste signo tendem ser rígidas demais com suas próprias idéias e vivem sempre em contato com a água. Adaptam rapidamente ao ambiente que vivem. São pacientes e se perseverantes podem obter o que desejam. São criativas. Aconselha-se trabalhar o desequilíbrio e a incapacidade de vencer obstáculos. Mineral: Crisocola

*A pedra 18 – Leste - Veado/Cervo – Lua do Plantio do Milho -  O Espírito Guardião é Wabun. Representa as habilidades criativas e curativas. De 21 de Maio à 20 de Junho. Esta Lua traz um pouco de estabilidade e nos ensina a sabedoria de Wabun, o Espírito Guardião do Leste. As pessoas deste signo examinam uma coisa e outra, depois outra e nunca se sentem prontas para realizar qualquer coisa.Mas são sensíveis, graciosas que trazem  beleza e alegria para tudo.São pessoas intuitivas. Aconselha-se trabalhar a pressa, a impaciência, a ansiedade e a inconstância. Mineral: Ágata muscosa

*A pedra 19 – Sul - Pica-Pau-Dourado – Lua da Luz Forte – O Espírito Guardião é Shawnodese.Representa o amor e a inspiração.Ensina sobre a importância do calor humano, de um lar. Está ligado ao chacra cardíaco. De 21 de Junho à 22 de Julho.Aconselha-se trabalhar a possessividade, a arrogância, o ciúme, a inveja, a irritabilidade e a dificuldade de se relacionar. As pessoas do signo do Pica-Pau são, frequentemente, levadas pela força de seus sentimentos e seguem seus caminhos sem qualquer direção concreta e se perdem pelo caminho se desequilibrando. O lar é muito importante para as pessoas deste signo. Aconselha-se trabalhar a possessividade, o ciúme, a arrogância, a inveja, a irritabilidade e a dificuldade em se relacionar. Mineral: Cornalina

*A pedra 20 – Sul - Esturjão – Lua dos Frutos Maduros – O Espírito Guardião é Shawnodese.Esta é a Lua da abertura, quando todos os filhos da Divina-Mãe-Terra estão se abrindo completamente ao Pai-Sol. De 23 de Julho à 22 de Agosto. Representa o carisma, a coragem e a afeição. Para o povo Ojibwa, o Esturjão é coragem e força.As pessoas desta Lua, são muito dominadoras que querem manter-se acima dos outros de maneira ditatorial.Normalmente elas vêm  com naturalidade esta posição por causa da grande quantidade de energia primitiva que transpassa por elas. Suas habilidades de clarividência e força interna lhes ajudam a saber o que é bom para os outros.
Aconselha-se trabalhar  o medo, a arrogância, a indecisão e a dominação. Mineral: Hematita

*A pedra 21 – Sul - Urso Marrom/Pardo – Lua da Colheita – O Espírito Guardião é Shawnodese.É a Lua do Equinócio de outono no hemisfério norte. Representa  as qualidades do crescimento, bom-senso e confiança. De 23 de Agosto à 22 de Setembro.As pessoas deste signo devem evitar o cinismo e serem críticas com o mundo.A particularidade delas é falar o que pensam e isso faz que elas sejam impacientes, teimosas, arrogantes e orgulhosas, mas tem habilidades para ensinar e necessidade de justiça.Na maioria das tribos, o Clã do Urso é um Clã de liderança e proteção, apesar de muito lentos, devagar.Aconselha-se trabalhar a injustiça, o ressentimento, a lentidão e a imaturidade.Mineral: Ametista

*A pedra 22 – Oeste - Corvo – Lua do vôo dos Patos – O Espírito Guardião é Mudjekeewis.É a Lua que traz a estação que reduz a velocidade do crescimento da estação anterior.Se as pessoas deste signo reduzir um pouco as suas velocidades, isto lhe ajudará a alcançar os seus pontos de equilíbrio. De 23 de Setembro à 23 de Outubro. Representa a harmonia, a amizade e as mudanças. O estado de equilíbrio é crucial para as pessoas do signo do Corvo. São pessoas cautelosas e com boas razões por terem sido, provavelmente, feridas ao serem crédulas no passado. São pessoas capazes de fugir de qualquer situação de perigo. Elas tendem a ser orientadoras e sabem defender os ameaçados se são seus amigos. Aconselha-se trabalhar a raiva, o rancor, os apegos, as inimizades e o isolamento. Mineral: Jaspe

*A pedra 23 -  Oeste - Cobra/Serpente – Lua do Tempo Frio –O Espírito Guardião é Mudjekeewis. Esta Lua dá para as pessoas deste totem, uma advertência sobre o que pode acontecer a elas se elas permitirem sua energia correr sem nenhuma direção.
Se assim fizerem, eles serão impossibilitados de receber novas energias.Representa a verdade, a adaptabilidade, a curiosidade e a vontade. De 24 de Outubro à 21 de Novembro. Enquanto muitos mitos puseram a serpente em posição muito impopular, desconfortante e inverídica, ela sempre foi muito respeitada nas culturas nativas Americanas.Para o Povo Hopi, a Serpente  é uma mensageira de outros reinos, que tem capacidade para trazer a chuva. Para o Povo Ojibwa, ela é um dos Clãs Sagrados. A maioria de outras tribos também atribuem poderes especiais á Serpente. As pessoas deste totem podem ser muito reservadas e especiais, mas são extremamente relutantes  em revelar os seus segredos mais íntimos e por causa disso são, às vezes, mal compreendidas. As pessoas deste totem tem sentidos super-aguçados e habilidades para trocar de idéias, ambientes ou sentimentos. Na visão nativa Americana, Xamânica, a serpente é completa e totalmente diferente da visão do povo religioso. As pessoas do  signo da Serpente são merecedoras de muito respeito  por causa do poder de transformação que trazem dentro de si. Aconselha-se trabalhar  a frieza, falar demais, não saber escutar as pessoas , o comodismo e a falta de vontade e concentração. Mineral: Cobre e Malaquita

*A pedra 24 – Oeste - Alce – O Mestre – Lua da Neve – O Espírito Guardião é Mudjekeewis. Representa a sensibilidade, a percepção e a flexibilidade. Nos ensina a perceber e compreender melhor os sentimentos dos outros. Nos dá força para viver em equilíbrio no mundo da dualidade. De 22 de Novembro à 21 de Dezembro. As pessoas desta Lua são, por natureza, pensativas e tem o poder da introspeção que Mudjekeewis lhes deu para ajudá-las a ter mais habilidade para olhar para dentro de si e dos outros. As pessoas do signo de Alce tem um porte orgulhoso, com o ar de majestade quando tudo está correndo bem para elas.São sedentas de justiça, tanto no conceito, como na prática.Gostam  de ir para lugares altos, e quando meditam, suas mentes podem abrir portas que lhes permitam voar entre os mundos.São pessoas de natureza independente, destemidos e determinadas, chegando, inclusive, às vezes, a serem donos da razão. Aconselha-se trabalhar a insensibilidade e a intolerância. Mineral:Obsidiana
                                                                                ( Continua na Parte 4, texto N° 134 )
Prof.Thunna B.Kumara