quarta-feira, 27 de março de 2019

135-Roda da Medicina ou da Cura, de Sun Bear (Čhaŋgléška Wakȟáŋ) – Parte 5 final – Exercícios, Cerimônias, Rituais...


*”Pedidos” em oração.
Infelizmente, muitas pessoas não sabem orar, “pedir” à Soberana Fonte da Luz, o que deseja. É preciso imaginar o que se “pede”, vivenciando o momento como que já o tivesse recebido. Assim, se “pede” para conseguir um emprego, por exemplo, entre na Roda – sempre pelo Leste - , fique em pé no Círculo Central onde está a pedra 1, da Criação, e mentalize o seu pedindo a Wakȟáŋ Tȟáŋka(a Grande Fonte, ao Grande Espírito, a Soberana Fonte,  ao Grande Sagrado) agradecendo e  imaginando o emprego que deseja vivenciando o momento mentalmente, como já o tivesse recebido.Imagine e sinta-se já trabalhando, com satisfação, alegria e harmonia, tendo o dinheiro, a paz e a segurança trabalhista tão necessários para as suas necessidades e de sua familia, e vivencie cada momento como que já trabalhando.Então, em outras palavras, não há “pedidos” mas “agradecimentos”.

Vivemos ainda na tridimensionalidade onde, nem todos ainda entendem, que nas Dimensões Superiores, TUDO é disponível à TODOS, pois somos Centelha da Soberana Fonte da Luz. Portanto, acredite e sinta-se, que tudo o que precisa lhe é disponível no Universo, basta, pois, vivenciar com  alegria e gratidão – no momento que “pede”(agradece) – como se já o tivesse recebido. Esta é a maneira correta de “pedir” à Wakȟáŋ Tȟáŋka. Portanto, pode-se usar a Roda Medicinal para todos os “pedidos” que deseja fazer a Wakȟán Thánka procedendo desta maneira. Se “pede”(agradece) a cura de uma doença, imagina e sinta-se o momento como se tivesse curado, e estando curado o que poderia você fazer e sentir-se tão diferente, com tanta alegria e disposição. Se “pede” para chover, imagine e sinta-se – no momento do pedido – como se estivesse chovendo, imagina-se molhado pela abundante água da chuva, imagine a terra molhada e o que mais você sentiria com alegria com essa água da chuva. É sempre assim !

*Saber a sua posição espiritual na Roda Cura.
É muito importante saber a nossa posição diante a Soberana Fonte da Luz, para que possamos receber os aconselhamentos dos Seres, e buscar a nossa evolução, razão de nossa vinda para este planeta. Para isso, ouça, primeiramente, a “Canção da Terra”, que é o batimento cardíaco do coração da Divina-Mãe-Terra(Wakȟáŋ-Uŋčí-Makȟá) e permita que Ela seja parte de seu ser.Use, pois a técnica descrita na parte 2 que é o texto n° 132 da Roda da Medicina ou da Cura.

*Meditando na Roda
Entre na Roda pelo Leste e comece pelo Leste, invocando a Wabun, o Espirito Guardião desta direção.É nesta direção que habita a Águia que tem uma visão aguçada.A cor é amarela que representa o nascer do sol, o nascimento, a primavera, a iluminação. O Leste é onde o Avô-Sol(Tȟuŋšila-Wí) saúda a Terra pela manhã. Seu elemento é o Ar. Procure conectar-se com ele, pedindo clareza para enxergar uma situação de novo projeto de vida, clarear e fortalecer a sua autoconfiança.

Depois, sempre obedecendo a direção dos ponteiros do relógio, vá para o Sul, invocando a Shawnodese, o Espírito Guardião desta direção, onde mora a criança interior e também representa o começo da vida física. O elemento é a Água.A cor é vermelha que representa o Sol ao meio dia, o verão, o vigor físico, a inocência e o frescor da infância, a alegria e a paixão. O Animal é o Coiote. Conecte-se com sua criança interior e reavalie o seu comportamento para evitar cair em novas armadilhas, mas firmando a sua confiança em você e no mundo.
Vá para o Oeste, invocando a Mudjekeewis, o Espírito Guardião desta direção que é a morada do Urso.A cor é preta representando o por do Sol, o outono, o repouso, o silêncio e a contemplação, os desafios da idade adulta, o contato com os espíritos ancestrais, a força e a regeneração através da Divina-Mãe-Terra(Wakȟáŋ-Uŋčí-Makȟá). O Fogo é o elemento. Procure conectar-se com ela andando descalço pelo bosque ou mata ao cair da tarde.
Vá para o Norte, invocando a Waboose, o Espírito Guardião desta direção, lugar sagrado dos Ancestrais.A cor é branca que representa a neve, o silêncio das montanhas, a sabedoria dos Anciões, a busca de novos conhecimentos, abertura de novos horizontes libertando-se das crenças religiosas e conceitos dogmáticos. O elemento é a terra, que ajuda a restabelecer o elo com a Divindade, com o Sagrado. O Búfalo é o animal sagrado representando a abundância.Agradeça aos antepassados através da oração pelos conhecimentos que deixaram para seus descendentes.
Volte-se para o Leste para completar o círculo da Roda. Você agora tem habilidades para escolher e tomar decisões dentro de sua própria vida.Lembre-se o elemento é o Ar.
Você é uma criança universal como tudo que no Universo exista.Olhe para baixo e agradeça à Divina-Mãe-Terra chamando-a para ajudar você a entrar em equilíbrio e harmonia com tudo. Olhe agora para cima, para a Soberana Fonte Que-Tudo-É(WakȟáŋTȟáŋka) chamando-o para iluminár-lhe. Saúde agora a direção de dentro onde mora o seu coração. Escute-o que ele lhe guiará.
Prof.Thunna B.Kumara