sábado, 23 de março de 2019

134.Roda da Medicina ou da Cura, de Sun Bear(Čhaŋgléška Wakȟáŋ). Parte 4 – Sua Posição na Roda=Legenda dos dizeres dos Seres das 12 pedras dos 4 Raios.


1)  do Raio Norte que sai da pedra 9 (pedras 25, 26, 27)
2) do Raio Leste que sai da pedra 10 (28, 29, 30)
3) do Raio Sul que sai da pedra 11 (31, 32, 33)
4) do Raio Oeste que sai da pedra 12 (34, 35, 36)  todas em direção à pedra 1 que representa a Soberana Criação.  

*pedra 25 – Raio Norte -Guaxinim - Esta pedra representa a limpeza e a purificação, e nos dá orientação de como nos livrar de toda a impureza e mudar o nosso padrão mental evitando pensamentos negativos como, “o pecado”, a culpa, o apego ao passado, se apegar às crenças religiosas, seitas, dogmas e doutrinamentos.
Aconselha-se trabalhar os bloqueios emocionais, os bloqueios espirituais causados por crenças religiosas, os pensamentos negativos, emoções e falta de fé Espiritual.

*pedra 26 – Raio Norte - Minhoca – Esta pedra representa a renovação e a libertação. Encerra progresso, desenvolvimento e renascimento. Sugere mudar a forma de pensar, de perdoar e buscar a paz interior, adotando postura de aceitação total para uma vida melhor. Um futuro diferente já começa a se construir. Aconselha-se trabalhar as dúvidas, as falsas promessas e o apego ao passado. Viva o presente, o hoje caminhando para o futuro e não para o passado.

*pedra 27 – Raio Norte - Golfinho – Esta pedra representa a purificação, a alegria, a pureza e o entusiasmo. Ensina que quando se lança ao desconhecido, ao que é novo, com o espírito confiante e o coração puro, até mesmo os menores acontecimentos  da vida, podem se transformar em grandes realizações e ficar em plena harmonia e felicidade. O Golfinho é o Guardião do Sopro Sagrado da Vida, que nos ensina a moldar nossas emoções pelo ritmo da respiração.Esta pedra adverte para a necessidade de prestar mais atenção aos ritmos do corpo e os padões de energia que são enviados pela Fonte.Aconselha-se trabalhar a impureza, a malícia, a tristeza e a falta de entusiasmo.

*pedra 28 – Raio Leste – Beija-Flor – Esta pedra representa a lucidez, a compreensão, o entendimento e a clareza. Nos sugere ser mais otimista. Seu simbolismo se atribui à verdade, amor, expansão da consciência e a união.Dai então, sermos tocados pela iluminação da consciência que nos traz clareza de pensamentos, que, consequentemente, vem superar o medo, as perturbações e as limitações.Aconselha-se trabalhar as derrotas, os maus pensamentos, o desamor, a mentira, a desunião e a falta de amor próprio.

*pedra 29 – Raio Leste – Coruja – Esta pedra representa a sabedoria, o discernimento e a liberdade. Nos ensina que a sabedoria vem do Alto e, que é um sólido conhecimento impregnado de espiritualidade superior que ninguém nos tira. A Coruja é um pássaro da cura sagrada que libera a  ilusão numa luta silenciosa .A Coruja ajuda a se perceber a verdade como um todo.Aconselha-se trabalhar as limitações principalmente aquelas de fundo religioso, a ignorancia espiritual, o preconceito e a ingratidão.

*pedra 30 – Raio Leste – Libélula – Esta pedra representa a iluminação, o amor incondicional, a intuição e a harmonia. A Libélula ensina a necessidade de se reavaliar padrões de comportamento que devem ser quebrados para que haja evolução e  se escapar dos caminhos  enganosos, para se enveredar pela senda da transformação nos variados aspectos da vida.Ela aponta a Espiritualidade e não a religiosidade como forma de crescimento, evolução e resolução de todos os problemas terrenos. A meditação é de extrema importância para a percepção da Luz da Fonte Que-Tudo-É. Aconselha-se trabalhar a aflição, o sofrimento, a obsessão, a ilusão e as limitações.

*pedra 31 – Raio Sul – Coelho – Esta pedra representa o crescimento, a expansão e o desenvolvimento. Nos ensina que tudo o que projetamos, fertiliza e prospera e, que devemos “dar força” aos que dela necessitam.Mas, sobretudo, devemos superar os temores e medos. Nos ensina ainda que os medos e temores são os venenos, que nos conduzem ao abismo. Relacione-os numa folha de papel, queime-a e sopre suas cinzas sobre a terra para dissipá-los de uma vez de sua vida. Aconselha-se trabalhar o desinteresse, o desespero, o fracaso, a infertilidade e a esterilidade.

*pedra 32 – Raio Sul – Salmão – Esta pedra representa a confiança, a esperança e a fé. Nos ensina a plantar para colher, mas que devemos fazer a colheita no momento certo. Ele é o Guardião do conhecimento interior, que apesar das fortes correntes do rio, sempre retorna ao lugar de sua criação. É a determinação conduzida pela sabedoria do instinto e do conhecimento interior.
A medicina do Salmão honra a cada encontro na vida como um encontro de sabedoria.Ensina que mesmo se o fluxo da vida parece empurrar de volta, deve-se explorar os recursos ocultos de seu espírito humano através da sabedoria interior.Ensina a necessidade de se refletir sobre as experiências pessoais que ajudarão a decidir se a maré está baixa ou se está fluindo numa direção, que beneficie o seu avanço.Ensina ainda a perceber cada curva do rio como uma nova aventura, com uma lição que precisa-se aprender para crescer. Aconselha-se trabalhar as mágoas, a insatisfação e os desapontamentos.

*pedra 33 – Raio Sul – Lobo – Esta pedra representa o amor, a harmonia e a compaixão. O Lobo é o professor, o mestre desbravador, o precursor de novas idéias que ensina a viver. Ele sempre retorna ao seu clã para compartilhar o que aprendeu lá fora. O lobo tem um instinto muito aguçado e a Lua é a sua aliada de poder. A magia do Lobo fortalece e estimula o professor que existe dentro de cada um de nós.O lobo mostra a aptidão em compartilhar sua energia de cura pessoal com os demais e  aconselha a procurar um lugar calmo, sereno e isolado, no qual possa entrar em contato com o professor que reside em seu íntimo e encontrar o seu verdadeiro “eu”.Não podendo se isolar no momento, busque a Espiritualidade aonde quer que esteja, mas lembre-se que, o Lobo é o maior mestre de tribo e só poderá vir, se houver um pedido de orientação. O momento é chegado para aprender as lições de um verdadeiro mestre. Aconselha-se trabalhar a indecisão, as dúvidas, a raiva, os conflitos e as traições.

*pedra 34 – Raio Oeste – Baleia – Esta pedra representa a experiencia vivenciada, o autoconhecimento, a habilidade, a maturidade, o amor grupal, o silêncio e a iluminação interior. Nos ensina a necessidade do amor grupal, pois um Baleia tem centenas de Almas que se unem num mesmo corpo na maior prova de amor grupal, harmonia e serenidade de espírito.Ela conhece a verdadeira história dos mundos, os segredos do passado e a gênese da Terra. É uma biblioteca submarina por ser a Guardiã da Divina-Mãe-Terra, que foi trazida à Terra pelos antigos habitantes da Estrela do Cachorro, Sirius.
É comum que as pessoas do totem da Baleia possua em seu código genético, um elemento que as permite captar outras frequências sonoras que trazem registros e lembranças dos antigos conhecimentos.São seres telepatas e bem desenvolvidos e de um modo geral, são clarividentes sendo capazes de ouvir frequências muito altas como as muito baixas. A razão pela qual o tambor do Xamã é capaz de proporcionar a paz ou a cura, é precisamente porque ele se alinha com a energia da Baleia.A Baleia pressagia, que precisa-se encontrar os sons que tornarão capazes de se retornar às suas origens para ter acesso aos arquivos secretos pessoais e descobrir o seu destino, tal como está registrado no seu DNA. Aconselha-se trabalhar a pobreza, a lentidão, a tristeza, a solidão e a inexperiencia.

*pedra 35 – Raio Oeste – Camundongo/Rato – Esta pedra representa a reflexão e a introspecção. Como o Rato tem muitos inimigos predadores e pode servir de alimento para tantos outros animais,ele tem, evidentemente, um senso muito aguçado do perigo e de autopreservação. As pessoas do totem do Rato são obcecadas por metodologia e costumam classificar tudo e a todos para um eventual uso futuro. O Rato ensina que um apetitoso pedaço de queijo que lhe atrai irresistivelmente, pode  esconder o  mecanismo de uma hábil ratoeira que lhe esmagará. Isto vem a dizer que alguma autoridade que você delegou poderes, pode  trair a sua confiança. A mensagem do Rato é clara; veja o que está ocorrendo diante de seus olhos  e tome as medidas necessárias para corrigir o que for preciso a tempo. Aconselha-se trabalhar a falta de concentração, a irreflexão, a agitação, a impaciencia e o medo do desconhecido.

*pedra 36 – Raio Oeste – Formiga – Esta pedra representa a força, a firmeza e o instinto. A estratégia da Formia é a paciência. É uma construtora como o Castor, possui a agressividade do Texugo, a vitalidade do Alce, a minúcia do Rato e a generosidade do Peru. As pessoas deste totem possuem um senso comunitário muito grande e são metódicas e previdentes. A Formiga ensina a ter mais paciência e firmeza e confiança  na solução de pendências. A Formiga trabalha para o bem do Todo, tanto quanto o Todo para você se assim o fizer.
Cuidado com sua pressa para não receber uma grande ferroada.
Aconselha-se trabalhar a impaciência, o descontrole, a repressão e a agilidade.
Prof.Thunna B.Kumara