segunda-feira, 3 de junho de 2019

144.Tanchagem,a curandeira da Mãe-Terra


A Soberana Fonte da Luz, do Poder e da Vida criou a Natureza esplendorosa, com todo os alimentos, as árvores e as ervas energético-medicinais, que o ser humano necessita na Terra,  para a sua sobrevivência e cura, não  deixando à parte, a beleza de seu conjunto com os animais, os montes, as grutas, as pedreiras, as cachoeiras... cada detalhe recebeu  o sopro de Seu Poder Energético de Luz e Vida.
As árvores e ervas – antenas de conexão com o universo - , são nossas  co-companheiras nesta jornada, com a simbiose do gás carbônico e o oxigênio, e  nos trazem a sabedoria ancestral através de seus Devas, a limpeza energética e a cura de nossas enfermidades e doenças através de seus frutos, caule, folhas e raízes. Temos à nossa disposição as medicinas da Natureza para o nosso bem- estar físico, mental e espiritual, e a Tanchagem é um dos antibióticos naturais encontrados facilmente nos terrenos vagos, valas e até mesmo nas sarjetas das ruas. Seu princípio ativo é a aucubina, mas tem também uma alantoína específica para a regeneração da pele. A Tanchagem  é tão preciosa e energeticamente eficaz, que ficou conhecida como “a curandeira da Terra”. Seu nome científico é  Plantago major e pertence a família das Plantaginaceae, com os nomes populares de Tanchagem, Tansagem, Taiova, orelha de veado e outros. Em países de língua inglesa, é conhecida como broad-leaf plantain ou great plantain.
Na avaliação de macronutrientes e micronutrientes, foram encontrados:  nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre como macronutrientes, e cobre, manganês, ferro, boro e zinco como micronutrientes.
O chá de Tanchagem tem as propriedades seguintes:  adstringente(elimina as impurezas da pele, controla a oleosidade e ativa a circulação), antibacteriano, expectorante, antiinflamatório, desintoxicante, cicatrizante, laxativo, diurético, sedativo, tônico, digestivo, depurativo (elimina as toxinas), analgésico, anti-Alzheimer, antitussígeno, hepatoprotetor (protege as células do fígado), emoliente (combate a inflamação), hipocolesterolêmico (aumenta a concentração de colesterol no sangue),antitumoral, antiesclerótico (protege a membrana externa do olho), balsâmico, resolutivo, emenagogo( provoca o mênstruo),  oftálmico, espamolítico (previne espasmos no estômago, intestino, útero e bexiga), antidiarréico, hipoglicemiante (diminui o açúcar do sangue), depurativo, vermífugo, estimulante, lactagogo ( favorece a secreção láctea),  lipolítico (que provoca a dissolução de gorduras), orexigênico ( que estimula o apetite)... Portanto, é amplamente usada para  inflamações, problemas respiratórios, inflamação na pele, infecção urinária, bronquite, dor de garganta, tosses, leucorréia (corrimento vaginal). Entretanto não se deve usá-la durante a gravidez porque ela pode apresentar efeito abortivo.
Como cataplasma, suas folhas são usadas para úlceras varicosas, feridas,   queimaduras e picadas de cobras. Deve-se esfregar à pele nas áreas afetadas por picadas de insetos como aranhas, abelhas, vespas e lacráias.
Para o chá, usa-se duas colheres de sopa de suas folhas, para 250 ml de água. Ao ferver, desligue o fogo para mornar, coe e tome três xícaras durante o dia.
Para ferimentos na pele, deve-se deixar o chá esfriar totalmente e com ele, fazer o barro com Argila branca ou amarela com uma colher de pau. Lava-se o ferimento com um pouco do chá, enxuga-se levemente e aplica-se uma camada grossa do barro sobre a gaze no local do ferimento e deixar por, no mínimo, duas horas. Não usar o chá quente para não matar as propriedades medicinais da Argila. A função da Argila, é retirar a febre interna, portanto o chá(ou água) deve ser bem fria.
Deve-se evitar o uso da Tanchagem quando se sentir muito cansado ou exausto
por excesso de trabalho.Também em caso de constipação com fezes ressecadas ou mesmo durante a gravidez. Aconselha-se usá-la como medicamento ou alimentação, com muito cuidado em casos onde o Qi do rim (energia vital do rim) está enfraquecido com sintomas de espermatorréia (derramamento involuntário de esperma) ou polaciúria ( freqüente desejo de urinar)

A Tanchagem é rica em cálcio e potássio,  razão porque suas folhas são comumente usadas na alimentação..
Prof.Thunna B.Kumara, Xamã