sábado, 8 de julho de 2017

115.O Caminho Quádruplo - A Roda da Vida.

Os Quatro Caminhos a seguir, cada um baseado em um arquétipo, compõem o Caminho Quádruplo, Os Quatro Caminhos ou as Quatro Direções. Assim, o Caminho Quádruplo nada mais é que um instrumento de auto conhecimento; uma  composição ou resumo das sapientíssimas tradições xamânicas desde o seu berço.
Os insights prestados pelos exercícios, nos conduzem à clareza e transparência, que nos faz optar por um  caminho dentre os quatro, de acordo com o nosso potencial energético, que se retrata muito na nossa existência terrena.  O Caminho Quádruplo faz com que o ser humano – ao assumir o seu arquétipo Guerreiro, Visionário, Curador  ou Sábio – participe da vida com mais determinação, liberdade e responsabilidade como o ser espiritual que é, lembrando que ele é uma Alma com uma vestimenta carnal chamada “corpo”, que lhe permite viver na baixa freqüência da Terra e que a recíproca de uma vestimenta   carnal chamada “corpo”,  com uma Alma, não é verdadeira.

Muitos assumem o termo “Mestre” em vez de “Sábio”, porém a “Mestria Espiritual” não pertence aos encarnados, mas aos Iluminados, que portanto, já passaram pelos Estágios da Alma. A Roda da Cura de Sun Bear, diz, muito sabiamente dos Quatro Caminhos onde se encontram “os Seres Pedra” representados pelas pedras 25, 26 e 27 ao norte, cujo Espírito Guardião é Waboose;  pelas pedras 28, 29, 30 ao leste, cujo Espírito Guardião é Wabun;  31, 32, 33 ao sul, cujo Espírito Guardião é Shawnodese e 34, 35, 36 ao oeste, cujo Espírito Guardião é Mudjekeewis.
Conheça a Roda da Cura ou Roda Medicinal de Sun Bear no livro “Dancing with the Wheel”, a Sun Bear Book.

O Caminho do Guerreiro deve ser visto pela sua capacidade de liderança; o do Curador, pelas atitudes em manter e conservar a saúde e o meio ambiente; o do Visionário pela criatividade e capacidade de trazer à Terra os ideais e visões de vida com responsabilidade e o do Sábio, pela capacidade de compartilhamento, conhecimentos e sabedoria do Alto.
As sábias tradições xamânicas recorrem ao poder dos quatro arquétipos, para viver em harmonia, equilíbrio com a Natureza, com  a Natureza Interior e responsabilidade como Ser Espiritual que é: o Guerreiro, o Visionário, o Curador e o Sábio.

Resgatamos a nós mesmos quando aprendemos a viver esses arquétipos interiormente. A proposta é através das “danças” em torno de si, de todos os povos, já que são partes de nossas tradições humanas. A vida é tecida fio à fio quando acessamos a medicina do coração, usando o conhecimento universal da sabedoria, das direções e o que os Elementos da Natureza contém. A caminhada pelos arquétipos é a trilha a ser seguida para uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos.

*O Caminho do Guerreiro – norte =  estar sempre presente;  é a energia da Alma, que nos acessa aos meios humanos da presença, do poder e compartilhamento. Os meios humanos são a meditação e o poder.O caminho da cura é a dança; o instrumento é o maracá; a estação do ano é o inverno; o elemento é o ar e os animais são as criaturas aladas.
Ser Guerreiro é perseguir os ideais; é a força energética d’Alma e o viver-estar sempre presente.

*O Caminho do Visionário – leste = ser verdadeiro não se sentindo culpado, não culpando ou julgando alguém. A verdade sem restrição ou julgamento desenvolve a visão e intuição interior.Os meios humanos são as visões; o elemento é o fogo; os animais são as criaturas do deserto sem penas; a meditação deve ser caminhando e sempre expressando a verdade.O instrumento é o sino e a estação do ano é o verão. As músicas de poder são o remédio para a recuperação da Alma se estiver enfraquecida. Ser visionário, é orar para si próprio e para todos, inclusive para a Divina-Mãe-Terra, com verdade e não-julgamento.

*O Caminho do Curador – sul = estar atento aos atos. É o caminho do coração, do amor incondicional, da gratidão, do sentimento e respeito. Os meios humanos  são o amor incondicional e a meditação em posição deitada. O elemento é a terra; os animais são as criaturas de quatro pernas; o instrumento é o tambor e a atuação é contar histórias.A estação do ano é a primavera. O Curador se relaciona com todos usando a consideração, a aceitação e o amor incondicional.
Todos os seres humanos carregam consigo o espírito do curador, e se nos fechamos, o Curador desaparece. O “curar” é a plenitude do amor incondicional.
Curar é perder o medo e a culpa, é  abrir-se, é “usar” o que é divinal, é a plenitude e vivência com gratidão.

*O Caminho do Sábio – oeste = estar sempre  livre, liberto e aberto mas não se deixar prender à resultados. O desapego e a abertura ajudam a resgatar os meios ou recursos humanos da objetividade e da sabedoria. Os meios humanos são a liberdade e a sabedoria; a meditação deve ser na posição sentada; o instrumento são ossos e varas; a estação é o outono e o estilo é estar sempre aberto aos resultados. A atitude do Sábio é a objetividade, o discernimento e a flexibilidade.
Ser sábio, é confiar na perplexidade  da vida e viver com gratidão e alegria.

As tradições xamânicas concebem a manutenção da ótima saúde, como a manifestação equilibrada de todos os arquétipos. É de vital importância nessas tradições, estar equilibrado nas quatro áreas: liderança, cura, capacidade de visão e sabedoria.
Podemos, como seres urbanos, não conhecer as tradições xamânicas mas somos frutos delas. Urge, pois,  que as respeitemos para nosso crescimento, evolução e melhor qualidade de vida terrena.

Faça uma avaliação de seu próprio equilíbrio. Você se vê como um guerreiro, um ser visionário, um curador ou um sábio ?
Thunna Burnama (Thunkásila Heháka Phá)